Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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ARTIGOS:
UE 01 - EE Acylino Amaral Gurgel Prof.
REUTILIZANDO O LIXO
ORGÂNICO ESCOLAR
Categoria: Sênior
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
CANOVA, David
Cirino; CHRISTOVAM, Taynara Camila Ribeiro; GOMES, Diana Santos
Resumo:
A professora de biologia nos
apresentou a feira de ciências pela qual nos interessamos, propomos a ela que
produzíssemos uma composteira. Primeiramente fizemos um estudo bibliográfico
sobre como confeccionar e no que poderia beneficiar a E.E. Profº Acylino Amaral
Gurgel. Após o estudo começamos a montagem utilizando três baldes de 15 kg.
Falamos sobre o projeto para a cozinheira e ela se propôs a separar toda a
matéria orgânica que seria utilizada na compostagem. Em dias intercalados os
alunos fazem a manutenção, colocando os alimentos e revolvendo todo o conteúdo
para uma melhor decomposição. Com o processo de decomposição ocorre a formação
de um liquido que escoa para o ultimo balde, onde ocorre seu armazenamento.
Entre três e cinco meses a húmus e o chorume já estão prontos para o uso, na
escola esses produtos serão utilizados na horta e nas plantas.
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NEUTRALIZAÇÃO –
ÁCIDOS E BASES
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner
CRUZ, Carlos Tadeu
Oliveira da; OLIVEIRA, Tainan Guilherme Gregório; PALLADINO, Rosana Pavanelli
Resumo:
Segundo Arrhenius, ácido é toda
substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o
cátion H+. Uma das características mais comuns nos ácidos é o sabor azedo. E
base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica,
liberando o ânion OH- (Hidróxido). Uma das características das bases é seu sabor
adstringente, que “amarra” a boca.(Currículo,2010). Os sais são compostos
iônicos e por isso tem sabor salgado e são sólidos. Os sais podem ser
encontrados em diversas cores, não só na cor branca como o mais conhecido: o
sal de cozinha (NaCl). Os sais podem ser obtidos por via laboratorial, através
da reação de uma base forte como o hidróxido de sódio (NaOH), com um ácido
forte como ácido clorídrico (HCl), um neutralizando a força do outro. Daí o
nome: reação de neutralização, que além de formar o sal, gera a água.
(Brasilescola, 2017).
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TRATAMENTO DE ÁGUA: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação: Banner com experimento
GOMES, Samirian de Almeida; CASAGRANDE, Isabela; BORTOLETO,
Cleusson Brusatti
A água que consumimos
diariamente passa por três estágios antes de chegar à nossa casa. A
captação, o tratamento e a distribuição passam através de uma rede de
tubulações. O primeiro passo é a captação da água “bruta” para uma estação
de tratamento de água. Esta parte é realizada por intermédio de adutoras em
mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços).
Posteriormente, a floculação onde as partículas se aglutinam em “flocos” e
depois ocorre decantação ou sedimentação, as partículas grandes de sujeira
se encaminham para o fundo por ação da gravidade, formando o “lodo”, que é
separado da água. Seguindo então a filtração, onde a água passa por filtros
de carvão, areia e pedaços de rochas de diferentes tamanhos. A desinfecção,
micro-organismos são removidos da água por meio da utilização de cloro. A
fluoretação, destinada à prevenção da incidência de cáries, é realizada, e,
ao final do processo, a correção do pH da água com cal hidratada ajuda a
corrigir o pH, reduzindo a corrosividade da água para que tubulações de
distribuição não sejam danificadas. (Currículo, 2010).
UE 02 - EE Ana Mesquita Laurini
A TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação: Banner com experimento.
FERREIRA, Herbert; FERREIRA, Leonardo; MATEAZZO, Alexandre Sbrissa
Resumo:
Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada, aplicando tecnologia dentro da sala de aula. o Professor Alexandre Mateazzo no dia 11/05/2017 conversou com os alunos do 1º ano A e 1 º ano C, sobre como seria uma aula interessante que os atraíssem para aprender, a resposta foi o uso de celular como ferramenta educacional aumentaria muito o interesse e o desempenho deles na matéria. Os alunos decidiram continuar e aprimorar projeto FeCEE-DER-ITU de 2016 acrescentando agora a realidade aumentada.
UE 03 - EE Anthenor Fruet Prof.
BIOWATER
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
TARGINO, Izabel
Sugahara; SANTOS, João Vitor Bispo dos; EUGENIO, Renata Nascimento.
Resumo:
O Biowater consiste em um
reservatório para captar água da chuva, sendo assim, uma economia de 50% da
água residencial.
GERADOR DE
ENERGIA MANUAL
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
BRAGA, Higor
Bertoldo; BEZERRA, João Felipe Nunes; EUGÊNIO, Renata Nascimento
Resumo:
O nosso projeto consiste em um
Gerador de Energia Manual, que funciona sem nenhum auxílio da própria
eletricidade. A energia é gerada através de movimentos circulares executados
no aro que é fixado no motor, fazendo assim o motor ser girado também. Além
disso, os materiais usados são de fácil acesso não sendo muito caro,
proporcionando assim uma relação custo-benefício.
AMPLIADOR DE
DESENHOS E PALAVRAS X COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SOARES, Daniela
de Jesus; CARVALHO, Kennedy Belarmino; EUGÊNIO, Renata Nascimento
Resumo:
Está máquina consiste em
auxiliar pessoas com dificuldades na coordenação motora fina, fazendo com
que elas desenvolvam está habilidade de uma forma criativa e evoluída! –
Basicamente a pessoa terá em mãos um desenho para ampliar através de um
contorno de planejamento paralelo, que ocorre pelo fato do “L” (formação das
tiras de papelão) ser coordenado pelo seu ângulo reto, que se encontra
centralmente em função de controlar o “L”, ou seja, a partir do momento que
a pessoa estiver utilizando a máquina, através de um contorno, ela estará ao
mesmo tempo coordenando as tiras azuis que são responsáveis pela ampliação,
ou seja, posições iguais e ângulos congruentes às posições, resultam a dois
desenhos iguais, mas de tamanhos diferentes, por conta do ângulo reto estar
coordenando as tiras de 30cm, em marcações diferenciadas que resultam
valores diferenciados diante à ampliação, que através do contorno guia o
pantógrafo, dando assim, automaticamente a ampliação pronta ao lado.
A taxa de ampliação desta
máquina funciona a partir de medidas que são somadas e divididas a partir
das três marcações do posicionamento dos lápis, que quanto mais distante ele
estiver do segundo ponto da tira à direita, maior corresponderá à taxa de
ampliação, por conta da distância de cada marcação ser calculada. Para a
mudança nos resultados da ampliação, que resultam em diminuição ou aumento
da duplicação, é preciso modificar o posicionamento de cada lápis, deixando
o específico em contato com a folha e os outros 2 de fora.
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DESTILADOR DE
ÁGUA
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
PEREIRA, Vitória
Cristina; PEREIRA, Alan Almeida; EUGENIO, Renata Nascimento.
Resumo:
O projeto se trata de um
destilador de água tratada e potável. O projeto utiliza física e química.
Trata-se da transformação dos estados físicos da água e suas propriedades, a
separação dos elementos e o ciclo da água envolvendo energia.
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SERINGAS VS
HIDRÁULICA
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
OLIVEIRA, Jonas
Vinicius de; FREITAS, Leandro Francischini de; RODRIGUES, Lieda
Resumo:
Mini escavadeira e braço
mecânico com sistema hidráulico em seringas com a finalidade de substituir a
força pneumática(parcialmente), reduzindo o impacto ambiental, pois a
diferença de forças entre esses sistemas, acaba beneficiando a natureza e
diminuindo o esforço físico das pessoas que prestam serviços utilizando a
pneumática e a hidráulica.
ROBÔ
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
CUNHA, Anderson
Chagas da; SANTOS, Leonardo Henrique R. dos; EUGÊNIO, Renata Nascimento
Resumo:
A reciclagem é um meio de
extrema importância para a preservação ambiental. Promover a utilização da
coleta seletiva. O projeto foi desenvolvido através da iniciativa de criar
um mecanismo robótico sustentável envolvendo materiais recicláveis tais
como: lata, cano de PVC e plástico. Ao longo do processo de montagem do robô
adquirimos habilidades em relação ao manuseio de solda e ligações elétrica
elevando nosso conhecimento. E ampliando nossas expectativas de criações
tecnológicas.
UE 04 - EE Antônio Berreta Prof.
RIO TIÊTE:
ESTEIRA DO FUTURO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
LEME, Ana
Karolina; NOVAES, Giulia; RODRIGUES, Marcio Pereira
Resumo:
O projeto apresentara os
problemas ambientais, história do Rio tiete e a “Esteira do Amanhã” com uma
análise desse projeto é benéfica para o meio ambiente e ong’s ambientalistas
que podem entrar com ações para que o rio seja cada vez mais restaurado.
HIDROGÊNIO,
COMBUSTÍVEL DO FUTURO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
DANHÃO, Matheus
Brandã; COSTA, Leandro Membrive; RODRIGUES, Marcio Pereira
Resumo:
O objetivo desse projeto é
colaborar com a diminuição da poluição global através de testes, pesquisas
com o Hidrogênio e o processo de eletrólise. Como os combustíveis fósseis
apresentam um alto potencial poluidor, o Hidrogênio poderá ser usado como
combustível de baixo índice de poluição. Por esse motivo, acreditamos que o
hidrogênio pode ser usado como fonte de energia alternativa, substituindo os
combustíveis fósseis e auxiliando na preservação ambiental.
SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR CAPILARES
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
MILBERG, Thomas;
POLAZ, Selma
Resumo:
O projeto de sistema de
irrigação por capilares foi desenvolvido para ser utilizado em terrenos
degradados ou em lajes que com o plantio de vegetais e a captação da água
das chuvas possa melhorar a saúde e o bem estar das pessoas que vivem em
centros urbanos.
FIQUE BEM COM
CAPUCHINHA
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
FANCHINI, Maria
Fernanda; ROQUE, Anne Caroline; BONARDI, Maria Eunice
Resumo:
Capuchinha é uma planta da
família das Tropeoláceas de nome científico Tropaeolum majus. É popularmente
conhecida também como sapatinho do diabo, cinco chagas, capuchinha grande,
entre muitos outros nomes. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião,
fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada
até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol
diretamente durante ao menos quatro horas diárias. É importante saber
reconhecer a Capuchinha, sendo que tem propriedades medicinais antibiótica,
purgativo e digestivo. Contendo propriedades como: vitamina C, flavonoides,
glucosinolatos, óleos essenciais, substâncias bactericidas, frutose e
glicose.
A ideia surgiu através de uma
conversa em que tivemos em sala de aula na eletiva VITA C de Química e
Geografia com as professoras Maria Eunice Bonardi e Marcia Chinaglia
Zabotto, a qual nos interessamos pelas propriedades medicinais desta planta,
assim iniciando uma pesquisa aprofundada perante os problemas evidentes na
sociedade. Tendo a interdisciplinaridade com as disciplinas: Biologia (Selma
Polaz) na questão da genética e a Educação Física (Lígia Lucas) com doenças
hipocinéticas.
BAFÔMETRO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
OLIVEIRA, Dênison
Vinícius Silva; SANTOS, Nathaly Cristhina de Moura; RODRIGUES, Márcio
Pereira
Resumo:
A ideia surgiu através de uma
conversa com o Professor Márcio Pereira Rodrigues (Química), sobre o alto
índice de acidentes de carro, causados pela ingestão de bebidas alcoólicas
antes do motorista assumir a direção. Interessados pelo assunto, fizemos uma
pesquisa mais aprofundada sobre o álcool no organismo, e através da mesma
surgiu a ideia de criar o bafômetro.
VIDA SAUDÁVEL COM
CAPUCHINHA
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
AIELLO, Talita
Lima dos Santos; SIQUEIRA, Gabrieli Silva; BONARDI, Maria Eunice
Resumo:
Tropaeolum majus Capuchinha.
Capuchinha é uma planta da família das Tropeoláceas. É popularmente
conhecida também como mastruço, chagas, agrião grande do Peru, capuchinho,
nastúrcio, sapatinho do diabo, cinco chagas, capuchinha grande, entre muitos
outros nomes. Planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e
retorcido, possui folhas em tom verde claro, com formato arredondado,
enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao
vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado
formado por três aquênios pequenos. Ao aproximar-se dela já é possível
sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor
assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é
exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos,
desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas
diárias. É importante saber reconhecer a Capuchinha, visto que ela não é
apenas uma planta comum, e sim uma planta com poderosas propriedades
medicinais altamente benéficas para o organismo que a consumir.
UE 05 - EE Antônio Odilon F. Prefeito
SISTEMA
CIRCULATÓRIO (ABERTO E FECHADO)
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
SOUZA, Ana Lívia
dos Santos; ALMEIDA, Larissa Silva de; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Resumo:
O sistema cardiovascular
transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás
oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de
defesa. Os animais apresentam diferentes tipos de circulação sanguínea.
Muitos animais precisam de um sistema circulatório para distribuir
nutrientes e substâncias pelo corpo de uma maneira eficiente. Há dois tipos
de sistemas circulatórios, o aberto e o fechado, e cada um deles possui suas
vantagens e desvantagens. Embora o sistema fechado seja mais desenvolvido e
permita uma distribuição mais rápida, um sistema aberto simples é o mais
adequado para muitos invertebrados.
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EMPILHADEIRA
TOPPEN
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
OLIVEIRA,
Vinicius R.P.; BERCELINO, João V.M.; MATEAZZO, Alexandre Sbrissa,
Resumo:
Após muito ouvir de pessoas
sobre a dificuldade de movimentar objetos em suas residências, ou até mesmo
por ficar com dores depois de algumas tarefas que eram para ser simples,
nosso grupo teve a ideia de elaborar uma mini empilhadeira com o objetivo de
ajudar pessoas com algum tipo de deficiência motora a realizar atividades
das quais elas teriam muita dificuldade de fazer, ou mesmo evitar que alguém
se esforce levantando algum peso, podendo se agravar para um problema de
coluna mais tarde. A base que levamos para nosso projeto, foi das primeiras
empilhadeiras que elevavam a carga por motores. A maior parte dos
componentes sendo reciclados e retirados de materiais que não iam ser mais
utilizados, os elaboramos para o protótipo ficar o mais resistente, simples
e acessível possível, deixando o custo-benefício muito alto. Esperamos ajudar
pessoas a exercerem atividades do dia a dia como levantar pequenos paletes,
vasos de flor, caixas, engradados e outros, com mais facilidade por um custo
acessível. Após muito ouvir de pessoas sobre a dificuldade de movimentar
objetos em suas residências, ou até mesmo por ficar com dores depois de
algumas tarefas que eram para ser simples, nosso grupo teve a ideia de
elaborar uma mini empilhadeira com o objetivo de ajudar pessoas com algum
tipo de deficiência motora a realizar atividades das quais elas teriam muita
dificuldade de fazer, ou mesmo evitar que alguém se esforce levantando algum
peso, podendo se agravar para um problema de coluna mais tarde. A base que
levamos para nosso projeto, foi das primeiras empilhadeiras que elevavam a
carga por motores. A maior parte dos componentes sendo reciclados e
retirados de materiais que não iam ser mais utilizados, os elaboramos para o
protótipo ficar o mais resistente, simples e acessível possível, deixando o
custo-benefício muito alto. Esperamos ajudar pessoas a exercerem atividades
do dia a dia como levantar pequenos paletes, vasos de flor, caixas,
engradados e outros, com mais facilidade por um custo acessível.
BENGALA
ELETRÔNICA
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
IENKE, Roger; PRESTES,
Vitor Henrique dos Santos; MATEAZZO, Alexandre Sbrissa
Resumo:
Bengala Eletrônica é uma bengala
com um nano placa de Ardunio, que possibilitará a programação de seus itens,
um sensor ultrassônico, que tem a capacidade de detectar obstáculos ao seu
redor num ângulo de 180°, a população brasileira tem um porcentual de 23,9%
de deficientes, nesse porcentual a mais comum é a deficiência visual,
atingindo 3,5 da população, segundo dados do World Report an Disability 2010
e Vision 2020, a cada 5 segundos, 1 pessoa fica cega no mundo, sendo que 90%
dos casos de cegueira ocorre em países emergentes e subdesenvolvidos, estima
que, até 2020, o número de pessoas com tal deficiência multiplicará pelo
mundo, a bengala tem como alvo principal pessoas que ficaram cegas após
acidentes, pelo fato de não terem costume nem hábito de andar com uma
Bengala Bastão ou outros tipos, tendo como intenção facilitar sua locomoção
de um modo mais seguro, pois a bengala sentira a presença de obstáculos,
emitindo uma vibração na mão para o utilizador entender que tem um
obstáculos por perto evitando acidentes e ferimentos. A Bengala Eletrônica
conterá um vibrador localizado na mão para o usuário entender o sinal, uma
Nano-placa de Arduino para programarmos suas funções, um sensor
ultrassônico, para identificar um obstáculos, para emitir a energia
necessária usaremos bateria, para ser de fácil locomoção utilizamos cano
PVC, que é um material leve e resistente para danos leves, para evitar dores
musculares.
ÁRVORES
FRUTÍFERAS: VERDADEIRA FABRICA SUSTENTÁVEL
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
FEITOZA, Ádila
Leticia Conceição; SILVA, Karolayne Adriele de Lima Souza; PESCINELLI, Ana
Carolina.
Resumo:
A valorização da preservação e
responsabilidade correspondem a princípios de praticas de desenvolvimentos
sustentáveis e de melhorias na qualidade de vida incluindo a saúde, através
do consumo de frutos orgânicos, trazendo benefícios, alem de oferecer furtos
saborosos, muita sombra, servem de chamariz para os pássaros. As frutíferas
favorecem a avifauna, ou seja, as diferentes espécies de aves que vivem em
determinada região ou ambiente.
LABIRINTO
ELÉTRICO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
VIEIRA, Vitória
Midiam Malvezzi; SILVA, Guilherme dos Santos; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Resumo:
Este projeto visa a criação de
uma experiência envolvendo a eletricidade. Com objetivo de buscar
conhecimento de como funciona a eletricidade e eletrostática, com a
finalidade de responder algumas perguntas e dúvidas, desenvolveu-se algo que
fosse interessante e ao mesmo tempo trouxesse entretenimento às pessoas.
Essa atividade simples busca esclarecer a transformação de formas de
energia, a transmissão da eletricidade e conhecimento dos elementos que
compõem um circuito elétrico. Os objetivos são: entender alguns efeitos que
podem ser produzidos por uma corrente elétrica num circuito elétrico, saber
como ligar os terminais de uma pilha em uma lâmpada e diferenciar os
elementos que participam de um circuito. Trata-se de um circuito elétrico
onde o estudante percebe que em sua constituição, ocorre a ligação de
elementos elétricos, como resistores, capacitores, linhas de transmissão,
fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem
pelo menos um caminho fechadopara a corrente elétrica. No geral,
classifica-se como um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas ou
baterias. Ao fechar o circuito elétrico, uma corrente elétrica passa por
ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos,
aquecimentos, sons. Neste caso colocamos uma lâmpada tipo LED e/ou um
alto-falante. Ao encostar o arame na argola, fecha-se o circuito, a lâmpada
acende e o alto-falante emite ruídos. “Labirinto Elétrico”, um jeito de
brincar, testar suas habilidades manuais e ao mesmo tempo aprimorar seus
conhecimentos em eletrônica. O labirinto consiste basicamente em energizar
um fio e tentar passar um anel sobre ele, sem encostar.
MAQUETE DE
ENERGIA EÓLICA (PROTÓTIPO SUSTENTÁVEL)
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
PEREIRA, Thayane
Batista; RUIZ, Maysa da Silva; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Resumo:
Energia eólica é a transformação
da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores
para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica
ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa
aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode
ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de
estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é
geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia. O Mini
Gerador de Energia trata-se de um pequeno motor elétrico (alternador)
desenvolvido com a finalidade de produzir energia por meio do vento,
tratando-se em suma, de um pequeno gerador eólico. A capacidade de produção
do Mini Gerador de Energia varia entre 1 a 8V, a depender da velocidade do
vento que deve ser em média de 3 m/s, desta forma é possível alimentar
pequenos projetos móveis de forma emergencial ou não, utilizar como fonte de
alimentação para leds, lanternas ou usar como fonte de energia para qualquer
outra finalidade.
UE 06 - EE Benê Teixeira F. A. G. Profª
ACELERADOR DE
PARTÍCULAS: AÇÃO E REAÇÃO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SANTOS, Lucas
Otávio dos; OLIVEIRA, Luana Camilli Figueiredo de; JUNIOR, Severino Bezerra
da Silva
Resumo:
Alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental II da escola Benê Gurgel que após uma discussão sobre o seriado The
Flash resolveram realizar um projeto sobre um acelerador de partículas que é
um dispositivo que utiliza campos eletromagnéticos para acelerar partículas
carregadas a elevadas velocidades, e, portanto, colecioná-las com outras
partículas. Assim, muitas novas partículas -geralmente- são muito instáveis
e duram menos de um segundo, ou gerado, permitindo que mais partículas de
estudo fosse feito a colisão através do qual foram geradas. Existem dois
tipos básicos de aceleradores de partículas: linear e circular. O tubo de
raios catódicos de um televisor conjunto é uma forma simples de acelerador
de partículas.
Grandes aceleradores de
partículas são instrumentos extremamente importantes para a investigação
científica, especialmente quando se trata de física nuclear. Mas outros
menores para outros campos da ciência como a medicina e tecnologia
aceleradores também são utilizados. A partir disso realizamos o nosso
projeto que baseia se em um acelerador de partículas que tem como
funcionalidade combater os mosquitos da dengue, com ajuda do gás produzido
pela citronela e óleo de cravo.
UE 07 - EE Esther M. Rodrigues Profª
TEMPO DE SEMEAR
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
RIBEIRO, Ana
Caroline Meneses; MATES, Valéria Regina de Campos
Resumo:
O projeto visa a revitalização
da horta, da EE Profª Esther Maurino Rodrigues, que será utilizada como uma
ferramenta pedagógica para o ensino da Educação Ambiental e Alimentação
Saudável. Com o envolvimento dos alunos, busca-se o incentivo da replicação,
mesmo que em menor escala, da horta em suas residências, contribuindo para a
economia doméstica, além do envolvimento de toda comunidade.Por tratar-se de
um projeto com duração indeterminada e que envolve várias etapas desde a
instalação até sua manutenção, o trabalho será desenvolvido de maneira
inter, trans e multidisciplinar.Vale ressaltar o cunho ambiental, pois
haverá a reutilização de garrafas pet para a delimitação dos canteiros,
trabalhando a reciclagem e a problemática da geração de lixo.
UE 08 - EE Eugênia Ferrarezi Nunes
AQUECEDOR SOLAR
DE ÁGUA CASEIRO FEITO COM MATERIAL RECICLÁVEL
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
SOUZA, Allan P.
S.; BATISTA, Victor H. S.; SIQUEIRA, Luciana M. M.
Resumo:
Em tempos de crise econômica
pensamos em uma alternativa para redução do consumo de energia elétrica. Tal
alternativa deveria ser barata e sustentável. Sabendo que os
eletrodomésticos com maior consumo de energia elétrica são aqueles que
utilizam resistência, pensamos em projetar um aquecedor de água a um baixo
custo e alta eficiência. Projetamos então um aquecedor de água a energia
solar feito com materiais recicláveis e de baixo custo. Esperamos que ao
final do projeto nosso aquecedor de água seja funcional e possa ajudar
famílias de baixa renda, instituições públicas e empresas a reduzir o
consumo de energia elétrica com um pequeno custo e utilizando materiais
recicláveis.
OBJETOS DE
UTILIDADE DOMÉSTICA, DECORAÇÃO E JOGOS DIDÁTICOS FEITOS COM MATERIAL
RECICLÁVEL
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SOUSA, Junior
W.M; GUIMARAES, Mychelly O; BEZERRA, Priscila V.
Resumo:
Este projeto tem por objetivo
geral identificar alternativas para reciclagem e reutilização de garrafas de
Poli (tereftalato) de Etileno, popularmente conhecido como PET. Para
constatação têm-se os seguintes objetivos específicos: pesquisa sobre a
introdução das garrafas PET no Brasil, analisar a quantidade produzida e
reciclada e mostra como produtos obtidos com garrafas PET, podem auxiliar no
processo de ensino aprendizagem dos alunos. O processo metodológico
consistiu nas seguintes etapas: na primeira etapa foi realizada Revisão
Bibliográfica sobre a história da garrafa Pet, suas vantagens e desvantagens,
na segunda etapa foram realizadas a coleta de garrafas PET e tampinhas de
garrafas. Na terceira etapa os alunos confeccionaram jogos lúdicos com
tampinhas e um Puff com garrafas PET. Ao final conclui-se que podemos
confeccionar objetos decorativos e materiais didáticos a partir de garrafa
PET que auxiliam os alunos no processo de ensino aprendizagem, além de
contribuir com meio ambiente.
UE 09 - EE Francisco Nardy Filho
AQUECIMENTO
GLOBAL
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
QUIRINO, Gabriel
Roberto; CAMPOS, Maria Eduarda Segabinassi R. de; SALVADOR, Vera Lúcia
Resumo:
O aquecimento global é causado
pela poluição do ambiente, é uma das consequências da poluição que nós seres
humanos causamos; aquecimento global é o aumento da temperatura da Terra,
como podemos diminuir essa poluição e salvar o planeta.
REAPROVEITAMENTO
DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
PACHECO, Lucas
Napoli; MARTINI, Eduarda Julia; SALVADOR, Vera Lúcia
Resumo:
Produção de um adubo orgânico
para a horta da escola, a partir do reaproveitamento dos resíduos sólidos
jogados fora depois da merenda escolar; como a casca de banana e frutas,
folhas secas das árvores do jardim da escola e outros, fazendo a compostagem
diretamente no solo e permitindo um ambiente escolar mais limpo.
BATERIA ECOLÓGICA
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
STEFANI,
Guilherme; SILVA, Kaique Momi da; SOUZA, Antonio Carlos de
Resumo:
O nosso planeta atrevessa por
constantes transformações, e principalmente o meio ambiente, sofre os
efeitos da ação diária do homem, poluindo e afetando os ecossistemas. Nossas
reflexões sobre os fatos do cotidiano, nos possibitou construir um projeto
ecológico para feira das Ciências da Natureza, que chamamos de “bateria
ecológica”, que têm como princípio básico a bateria de alumínio, onde
produziremos corrente elétrica das reações químicas reaproveitando água da
máquina de lavar, cloreto de sódio e água sanitária, a reação química desses
elementos possibilitará o recarregarregamento da bateria do celular.
Artigo na Íntegra PDF
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UE 11 - EE João Moretti
APLICATIVO
"TE PEGUEI"
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SILVA,Mikaelen G.
; CAMPOS, Maria F. R. ; GUERRERO, Cláudio R. A
Resumo:
O presente trabalho titulado
como ‘’Te Peguei’’ tem como objetivo controlar a frequência escolar e ao
mesmo tempo informar pais e gestores imediatamente sobre suas ausências. As
unidades escolares precisam ter uma relação família e escola para obter
resultados melhores em seu desenvolvimento durante o período escolar. Desta
forma utilizaremos o aplicativo para auxiliar o bom funcionamento das
unidades escolares e diminuir a evasão e controlar melhor as ausências dos
alunos pelos pais e gestores.
Através da vivência escolar foi
possível observar a dificuldade dos professores em controlar a frequência e
ao mesmo tempo informar pais e gestores sobre as ausência, e fraudes
cometidas pelos alunos com intuito de não comparecimento nas unidades
escolares e possível deturpação dos registros para uso escuso. Desta forma o
desenvolvimento de um aplicativo que agilize a comunicação pode sanar alguns
problemas e auxiliar o bom funcionamento das unidades escolares.
Segundo a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar
ferem os direitos das crianças e dos adolescentes.
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UE 12 - EE José Leite Pinheiro
Júnior Prof.
UMA VISÃO DOS
MICROPLÁSTICOS NO OCEANO
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SANTOS, Pedro
Augusto dos; LIMA, Renata Monteiro Gomes de; BARDELLI, Graziela
Resumo:
Este trabalho tem como
finalidade mostrar, através de um experimento, um processo de remoção dos
microplásticos poluentes, que são encontrados nas águas dos oceanos, antes
de seu descarte na natureza. A poluição causada por este material afeta o
ecossistema e a fauna marinha, e consequentemente o ser humano. O
experimento realizado consistiu no uso de recipientes com esponjas, nos
quais foi simulado o processo de decantação e retenção dos microplásticos.
Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade deste processo para
diminuir a emissão destes poluentes pelas indústrias nas águas fluviais que
contaminam os oceanos, podendo inclusive promover a reciclagem e
aproveitamento deste material.
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UE 13 - EE Lucídio Motta Navarro
SUPER TRUNFO
ELEMENTOS QUÍMICOS
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SILVA, Jefferson
Elias da; XAVIER, Mirela Rodrigues; CREPALDI, Juliana
Resumo:
A ideia para a realização do
trabalho foi proporcionar aos alunos maior interesse no estudo na disciplina
de Química, através de um jogo onde os elementos químicos pudessem ser
estudados de maneira lúdica e divertida. Para a formação das cartas, cada
elemento foi pesquisado nos seguintes itens: densidade, massa atômica,
abundância na crosta terrestre, eletronegatividade, ponto de fusão e ponto
de ebulição – características básicas de um elemento químico. O ganhador do
jogo é aquele que conseguir ganhar o maior número de cartas possíveis
através das características escolhidas por ele. O objetivo deste projeto é
facilitar o estudo dos elementos químicos presentes na tabela periódica
alcançando todos os alunos.
CONHECENDO A
FORMA DO MUNDO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
COSTA, Matheus
Felipe da; JÚNIOR, Wellington Waldevino; OLIVEIRA, Valdir de
Resumo:
Esfera: noções fundamentais,
hemisfério, fuso, cunha, coordenadas geométricas, volume da esfera e área da
superfície esférica.
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UE 14 - EE Mirinha Tonello
DRAWDIO: O LÁPIS
QUE CANTA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SILVA, Deivid
Alexandre Viana da; BENEDITO, Maria Eduarda de Assis; JABUR, Lilian Barbosa; STOCO, Sheila
Resumo:
O Drawdio, construído por dois
alunos da primeira série do Ensino Médio, é um
lápis musical ou simplesmente um
sintetizador de som eletrônico projetado sobre um lápis. O instrumento
possibilita fazer música enquanto se desenha, utilizando-se para isso as
propriedades condutivas do grafite. Trata-se portanto, de um dispositivo de
baixo custo, acessível e de fácil utilização e que teve como proposta
minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ensino Médio, no que
se refere a compreensão e assimilação dos conceitos envolvidos nos fenômenos
elétricos. Além disso, o equipamento permitiu explorar a criação artística,
de forma lúdica a partir de uma interface elétrica. A partir da combinação
de tecnologia, arte, ciência e ludicidade, o equipamento possibilitou a
construção de circuitos eletrônicos que geraram diferentes frequências e,
por consequência, diversos tons musicais. Na Feira de Ciências realizada em
nossa escola, cada aluno participante pôde explorar as propriedades do
Drawdio e criar sua própria música personalizada. Para a construção do
sistema foi um utilizado um lápis com grafite 6B para a montagem do
dispositivo, pelo fato de apresentar propriedades de dureza inferiores aos
HB e consequentemente promover uma maior condução no desenho (deposição de
uma maior quantidade de grafite no papel). O grafite do lápis e o corpo do
aluno voluntário conduziram a eletricidade e foram usados para alterar as
características deste gerador de frequências. Quando o aluno voluntário
realizava um desenho no papel, as variações de pressão e espessura dos
traços provocavam variações na frequência do sinal elétrico de saída do
circuito, gerando também variações no som (em um alto-falante), criando
assim notas musicais. Sendo assim, para o perfeito funcionamento do Drawdio,
foi necessário que o corpo do aluno voluntário favorecesse a passagem de
corrente elétrica (corrente elétrica na ordem de 2 μA). Para isso, o aluno
mantinha um de seus dedos em uma parte do desenho e o lápis em outra parte,
fechando o circuito eletrônico e completando então a condução elétrica para
o funcionamento do dispositivo. É interessante ressaltar que o Drawdio,
surgiu do desafio proposto aos alunos como inovação ao estudo prático da
eletricidade e circuitos elétricos. O desafio lançado trouxe como resposta a
construção de dispositivos eletrônicos atrativos e que propiciaram um aprendizado
de forma significativa e divertida. Os resultados foram bastante
satisfatórios no que se refere ao lápis musical como instrumento de
aprendizagem, não somente na disciplina de física, mas também na dimensão
criativa no ensino da arte. Nesse sentido, o sintetizador eletrônico
contribuiu eficazmente para o aprendizado ao fomentar o espírito de
criatividade, inovação e expressão pessoal, uma vez que cada aluno pôde
criar sua própria música personalizada, despertando assim o prazer pela
pesquisa e novas descobertas.
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LABIRINTO
ELÉTRICO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
BARONI, Hellen de
Souza; VASCO, Lohany Morais; STOCO, Sheila
Resumo:
O Labirinto Elétrico é um dispositivo
que possibilita uma aprendizagem lúdica e interativa sobre eletricidade para
alunos do Ensino Fundamental. Trata-se portanto, de um equipamento de baixo
custo, acessível e de fácil utilização e que é conhecido por facilitar aos
alunos do Ensino Fundamental a compreensão e assimilação dos conceitos
envolvidos nos fenômenos elétricos. No entanto, além de explorar os
conhecimentos científicos sobre eletricidade e circuitos elétricos, nossa
proposta buscou uma nova abordagem para esta ferramenta. Objetivamos
verificar como o Labirinto Elétrico pode favorecer a avaliação da
coordenação motora fina dos alunos do Ensino Fundamental – séries finais. Em
nossa escola, 30 alunos voluntários dos sextos e oitavos anos do Ensino
Fundamental – séries finais foram desafiados por duas alunas do sétimo ano a
testar sua coordenação motora de forma atrativa e prazerosa a partir da
exploração de um circuito elétrico. As alunas puderam avaliar a coordenação
motora de cada aluno a partir da simples observação se os mesmos conseguiam
ou não, a partir do movimento das mãos (motricidade fina), percorrer todo o
circuito do Labirinto Elétrico sem tocar no arame. Os dados obtidos
mostraram que 15 alunos (50% dos voluntários) conseguiram concluir apenas um
quarto do percurso, enquanto que 10 alunos (33,3%) concluíram metade da
trajetória do Labirinto Elétrico. Somente 5 alunos (16,6% dos voluntários)
concluíram todo o processo sem encostar no arame, dispondo portanto de
excelente motricidade. Nesse contexto, segundo Okuda etal. (2011) a
coordenação motora está relacionada a processos psicomotores e cognitivos do
desenvolvimento da aprendizagem e o baixo domínio da motricidade fina
acarreta não somente dificuldades de aprendizagem, mas também problemas
comportamentais como baixa autoestima e transtornos emocionais. Sendo assim,
aferir o desempenho da coordenadora motora dos alunos mostrou-se um
indicador interessante da maturidade cognitiva neste nível de ensino. Nossos
dados permitiram constatar que torna-se necessário a implementação de maior
quantidade de atividades motoras em nosso ambiente escolar que favoreçam o
desenvolvimento da motricidade fina. Para tanto, o Labirinto Elétrico se
revelou um instrumento lúdico promissor na avaliação da coordenação motora
fina, evidenciando os alunos que necessitam de maior desenvolvimento da
motricidade e, consequentemente, atividades de intervenção para o
aprimoramento desta habilidade.
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ROBÓTICA EM
PRATICA: CARRO SEGUIDOR DE LINHA
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
FARIA, Alexandre
Aparecido Ferraz de; ROSS, Leonardo; JABUR, Lilian Barbosa; STOCO, Sheila
Resumo:
O protótipo do Carro Seguidor de
Linha construído por dois alunos da 3ª série do Ensino Médio da EE Mirinha
Tonello destacou a importância da aplicabilidade
prática da robótica. Inúmeros
projetos nessa área tem desenvolvido robôs móveis guiados autonomamente, sem
a necessidade da intervenção humana. Os sistemas utilizados nesses projetos
tanto industriais quanto domésticos, dispõem de diversos circuitos e
materiais para que a funcionalidade seja garantida com sucesso, ou seja,
para que a tarefa desempenhada pelo robô seja realizada com perfeição e
rapidez. Nesse sentido, nosso trabalho objetivou fomentar a apropriação de
conhecimentos, projetar e desenvolver em ambiente escolar, um carrinho
seguidor de linha a apenas com materiais de baixo custo e de fácil obtenção,
dispensando os kits para a montagem de robôs móveis disponíveis
comercialmente, os quais em razão do preço elevado e/ou restrições no uso de
software inviabilizam sua aquisição. Sendo assim, propusemos novos olhares e
reflexões sobre a implementação de projetos de robótica neste ambiente. A
proposta sensibilizou a comunidade escolar, pois foi possível observar de
modo prático, um carro-robô que utiliza apenas as propriedades da luz para
se locomover de forma autônoma, alternativamente à utilização da eletrônica
digital. Em razão disso, o foco do estudo e o delineamento experimental
consistiram na pesquisa de formas de dinamizar a movimentação do carrinho, a
partir de uma trajetória pré-estabelecida, utilizando-se um sistema de
emissão e detecção da luz refletida, cujo sinal captado e processado
torna-se responsável pela locomoção do modelo. O desempenho da movimentação
do protótipo foi satisfatório, concluindo-se que a partir de diversas
simulações, modelagens e pesquisas intensas sobre o assunto que é possível
implementar projetos de robótica de forma simples e viável em uma escola da
rede regular de ensino, aplicando de forma prática os conhecimentos
adquiridos nas aulas teóricas. Ainda nesse contexto, a partir dos resultados
preliminares exitosos na locomoção do carrinho, foi possível concluir que a
criação de sistemas simples e baratos em ambiente escolar, podem ser
aperfeiçoados futuramente para desempenhar atividades mais complexas. Em
termos sociais, o trabalho favoreceu a abertura de novas perspectivas sobre
a implementação de projetos de robótica em escolas da rede regular de
ensino, abrindo novos caminhos para explorações e melhoramentos do sistema
em estudo.
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UE 15 - EE Otília de Paula Leite Profª
AR CONDICIONADO
DE POBRE 3R: RESFRIA, REUTILIZA E RESPEITA O MEIO AMBIENTE
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SOUSA, Letícia
Xavier; PEREIRA, Gabriela Alves; RODRIGUÊS, Noeli Ferreira
Resumo:
A Nasa (Administração Nacional
da Aeronáutica e do Espaço, na sigla em inglês) anunciou no início de 2010
que a última década foi a mais quente já registrada desse 1880. Os dois anos
de maior intensidade de calor foi 2005 e o 2009, sendo este o segundo mais
quente. Já foi constatado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças
Climáticas (IPCC) da ONU que o aumento da temperatura do planeta é
consequência de ações humanas, pela poluição e degradação da natureza. Um
planeta mais quente desequilibra o ultrassensível sistema climático da
Terra. Como consequência, o gelo dos polos derrete e eleva o nível médio dos
oceanos, ameaçando populações costeiras; tempestades se tornam mais
frequentes, intensas e perigosas, assim como ondas de frio ou calor
extremos; biomas como a Amazônia são ameaçados pela alteração no sistema de
chuvas. Populações já vulneráveis ficam com a corda no pescoço, sofrendo
impactos na produção de alimentos, fornecimento de água e moradia.
(Greenpeace, 2017)
Devemos pensar e trabalhar para
deixarmos um planeta habitável para as próximas gerações. Sem perder mais
tempo para implantar as soluções, se esperarmos muito para lidar com as
mudanças climáticas será mais caro e muito mais difícil. Precisamos deixar
de jogar energia e dinheiro fora e aproveitemos o máximo da energia
produzida. O mundo precisa, acima de tudo, que as pessoas queiram fazer a
mudança independentemente de classe social ou cargo ocupante.
TRANSFORMANDO O
RESÍDUO DA MERENDA ESCOLAR EM ADUBO
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
MARTINI, Clara de
Oliveira Kuntz; de OLIVEIRA, Natália Cristina; ALMEIDA, Aline Maria Belasco
de
Resumo:
Atualmente, a destinação final
do lixo produzido diariamente, principalmente pela
população urbana, está vinculada
diretamente à preservação do meio ambiente. Diante dessa problemática,
busca-se alternativas para minimizar a distribuição do lixo originado nas
casas, indústrias, hospitais, restaurantes, dentre outros lugares. A
compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da
matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal formando um
composto. Esse processo propicia um destino útil para os resíduos orgânicos,
evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura do solo, além de
permitir dar um destino aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e
domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim. Observando a
quantidade de frutas da merenda jogadas no chão e também a quantidade de
sobras de vegetais que iam direto para o lixo, foi formado um grupo de
pesquisa e esse trabalho foi proposto por alunas de 8º ano, que visaram
relacionar a compostagem com a parte ambiental aprendida desde o 6º ano,
como por exemplo a decomposição de matéria orgânica. Para introduzir a
educação ambiental na escola, bem como reduzir o lixo produzido e
consequentemente melhorando o ambiente que frequentamos. O trabalho foi
realizado na escola estadual Professor Pery Guarany Blackman, localizada no
município de Itu, estado de São Paulo. Foi colocado um balde de coleta de
restos crus da merenda escolar na cozinha da escola e outro no pátio para o
descarte de produtos in natura dos alunos. Após a coleta, todo o resíduo é transferido
diariamente para a composteira que foi confeccionada com latão e possui
capacidade para 75 litros de resíduos. O projeto foi iniciado em maio e até
o momento, foram reciclados os restos de: cerca de 288 kg de folhas de
hortaliças, 312 kg de legumes que acompanham as proteínas animais, além das
sobras de 2.400 unidades de frutas. Até o final do ano, espera-se
transformar em composto os resíduos de cerca de 24.000 unidades de frutas,
720 kg de hortaliças e 780 kg de legumes.
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HORTA SUSTENTÁVEL
NO AMBIENTE ESCOLAR
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner
AMARAL, Danilo
Amorim Zamboni do; GONÇALVES, Nicolas Gabriel Guedes; PEREIRA, Aline Fabiana
Resumo:
O descarte dos resíduos sólidos
é um dos problemas em centros urbanos e para solucionar essa problemática,
como disposição inadequada em lixões que contaminam o solo e os recursos
hídricos e saturação de aterros sanitários, é necessário que os municípios
adotem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos que compreendem a
redução da geração destes, a reutilização, a reciclagem de materiais que
podem servir de matéria prima e a compostagem que trata o resíduo orgânico,
dando a este uma nova utilidade. Todas essas ações realizadas de forma
integrada e estrategicamente orientadas pelos princípios da Educação
Ambiental, acarretam a diminuição do desperdício e promovem a geração de
renda no meio urbano. A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes
a serem absorvidos pelos alunos explorar sua relação com a natureza e os
impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os
projetos de horta escolar se inserem, eles aproximam os estudantes da
realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e
ecologicamente corretos. Este projeto está vinculado com o projeto de
compostagem da merenda escolar, já que utilizará o composto orgânico
produzido a partir dos resíduos colocados na composteira e tem como objetivo
a construção de uma horta sustentável na escola. Para tal, serão utilizados
materiais de reciclagem como pneus e garrafas de politereftalato de etileno
na construção dos recipientes em que a horta será mantida, a fim de aumentar
a consciência dos alunos para o reuso de materiais que seriam descartados no
lixo. Pretende-se cultivar hortaliças com irrigação diária e a partir do
momento em que os alunos se familiarizem com as técnicas de cultivo, os
mesmos serão responsáveis por manter a horta e aumentar a quantidade de cultivares
que serão introduzidos na merenda escolar semanalmente, ação já autorizada
pela nutricionista escolar. A instalação da horta está prevista para o
segundo semestre de 2017.
GRAVIDADE
VISUALIZADA
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
FERNANDES, Edmar
Luiz; ALMEIDA, Aline Maria Belasco de
Resumo:
A explicação para a gravidade,
segundo a imagem de Einstein, é que a matéria causa uma curvatura no espaço.
Se colocarmos massa em um lugar, ela dobra o espaço tempo, assim como as
estrelas demasiadamente grandes atraem os planetas e os fazem a orbitar de
forma elíptica, e se houverem dois objetos, eles sentirão a força da atração
e irão se aproximar. A gravidade é demonstrada pela notação ‘’g’’, e o valor
aproximado, no nosso planeta, é de 9,80665m/s2. O valor é aproximado, pois a
Terra não é uma esfera perfeita, há pontos na superfície em que a gravidade
varia. O trabalho foi feito para facilitar o entendimento da relatividade,
já que o real tecido do espaço tempo não pode ser visto, podendo ser uma
propriedade básica tridimensional. Foi feita uma representação bidimensional
da gravidade em um tecido de lycra, um tubo de PVC e prendedores, o tecido
foi posicionado sobre o tubo e preso por prendedores, sua elasticidade
representa a curvatura no espaço tempo.
FONTES
ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner com maquete
SEBENELLI, Pedro
Luís; VIANA, Alice de Brito; ALMEIDA, Aline Maria Belasco de
Resumo:
A maior parte das formas de
energia que são conhecidas usam muitos recursos naturais, com isto há muita
perda de recursos necessários para nossa vida e de qualquer forma em sua
maior parte as energias conhecidas uma hora não serão mais possíveis de
serem executadas, seja por esgotamento das fontes ou por poluição das
mesmas. Mas agora ainda é possível e durável o uso de algumas formas
alternativas de obtenção de energia. Pensando no futuro e no agora foi
realizada uma maquete com o objetivo de mostrar as formas de energia menos
conhecidas mas muito eficientes para a geração de energia, com métodos
funcionais e pouco poluentes, e mostrando também que os meios que nós
conhecemos não são os melhores para o nosso planeta que está entrando em
esgotamento. Para tal, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre as fontes
de energia que possuímos e todos os problemas ambientais que elas promovem e
também sobre as fontes alternativas e possíveis na geração energética
mundialmente conhecidas. Logo após, foi desenhada uma planta sobre a maquete
onde foram traçadas as metas e os materiais que seriam utilizados. A maquete
foi montada em cima da planta com os materiais pensados para que não
acontecesse a poluição e o uso desnecessário de nenhum deles, portanto foram
utilizados somente materiais reutilizados ou recicláveis, como garrafas PET,
lâmpadas fluorescentes, materiais de um local que trabalha com reciclagem de
eletrônicos etc.
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UE 17 - EE Priscilla de Fátima Pinto Profª.
SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS
RECICLÁVEIS NA ESCOLA
Categoria: Júnior
Tipo de
Apresentação: Banner
DANTAS, Cauã;
SILVA, Giovane; ROSSI, Thaís
Resumo:
Este projeto tem como objetivo principal
desenvolver na comunidade escolar a conscientização sobre o descarte correto
de resíduos sólidos recicláveis. Anualmente o município de Itu, interior de
SP, passa por diversos problemas relacionados a falta de água e ou doenças
emergentes relacionadas com o descarte incorreto de resíduos em terrenos
baldios e áreas verdes. A Escola Estadual Professora Priscila de Fátima
Pinto está localizada no bairro Vila Lucinda Itu SP e faz parte de uma
comunidade classe (D- E), com renda familiar abaixo de um salário mínimo
estadual (CRAS, Pipa, 2017); com extremos conflitos sociais (tráficos,
furtos, abuso de menores e prostituição) ambos ligados a fatores econômicos
a população tem como fonte de renda a Bolsa Família e a coleta de resíduos
sólidos recicláveis. Com ações de triagem interna destes resíduos, a escola
estará colaborando com: a diminuição de resíduos enviados ao lixão da
cidade, a economia de recursos naturais e sobretudo contribuindo com a renda
familiar destas famílias e a formação de cidadãos mais conscientes com a
questão socioambiental.
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UE 18 - EE Regente Feijó
INSETOS NA ALIMENTAÇÃO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SOUZA, Tainá
Mendes de; OLIVEIRA, Vanessa Lopes de; PINHEIRO, Rodrigo.
Resumo:
A ingestão excessiva de lanche
fast food pode causar diversos danos à saúde humana. E em função disso foi
pesquisado tipos de alimentos que possuem valores nutritivos benéficos à
nossa saúde. Por incrível que pareça, insetos foi o resultado dessa
pesquisa. Dando preferência e foco ao tenébrio vamos exibir comparar e
comprovar os valores nutritivos entre um fast food (lanche MC Donald) e um
inseto (tenébrio).
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DISFUNÇÃO
CEREBRAL
Categoria: Master
Tipo de Apresentação: Banner
com experimento
SILVA, Giulia Roberta da;
SILVEIRA, Milene Aparecida do Amaral; PINHEIRO, Rodrigo
Resumo:
Esse artigo tem como base os
problemas que podem ocorrer derivados de má suplementação e/ou ingestão de
substâncias consideradas perigosas e viciosas durante o processo de gestação,
uma vez que o corpo humano necessita de diversos nutrientes para realizar suas
reações químicas corretamente e essa demanda é ainda mais aumentada quando as
mulheres se encontram em estado de gestação.
FAST-FOOD
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
ORSI, Thayná M
Missão; GONÇALVES, Ariadne Stefanie G; PINHEIRO, Rodrigo
Resumo:
Esse trabalho visa demonstrar o mal que causa o consumo excessivo de fast-food. Assim sendo, utilizou-se de um lanche natural em comparação ao de uma rede de fast-food. Desse modo, deixou-se os dois lanches em conservação em temperatura e pressão ambientes durante dois meses em recipientes distintos, compostos em vidro e lacrados com isopor e filme de pvc. Por fim, constatou-se que o lanche natural tem menos conservantes que o da rede de fast-food, uma vez que o lanche natural ficou contido de bolor, enquanto o lanche da rede de fast-food ficou intacto.
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AS RELAÇÕES DO
CÉREBRO ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO
Categoria: Máster
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
OLIVEIRA,
Alessandra; CARNELÓS, Júlia; PINHEIRO, Rodrigo
Resumo:
As reações cerebrais são
importantes para todos os sistemas de nosso corpo, permitindo nossa
interação com o meio interno e externo. O sistema da digestão é
completamente ligado e comandado por nosso cérebro, pois até nas reações
mais comuns que sentimos estamos, na verdade, sendo controlados pelos
estímulos cerebrais que foram ativados através dos estímulos de um órgão
desse sistema, por exemplo, o estômago. Existem vários alimentos que são
necessários e essenciais para diversas partes de nosso corpo, mas não
podemos esquecer que nosso cérebro é muito importante e precisamos ingerir
alimentos que ajudam esse órgão.
UE 19 - EE Rogério L. Toccheton Prof.
REAGENTE DE
KASTLE-MEYER: USO DA QUÍMICA NA ÁREA CRIMINAL
Categoria: Sênior
Tipo de
Apresentação: Banner com experimento
SANTOS, Heloísa
Borges dos; BORTOLETTO, Tomaz de Assis
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é demonstrar a importância das reações químicas na investigação de uma cena criminal, com foco na identificação de manchas de sangue aparente em diferentes superfícies. O reagente de Kastler-Meyer (preparado a partir da mistura de 0,1g de fenolftaleína, 2g de hidróxido de sódio, 2g de zinco metálico e 10mL de água destilada) foi utilizado para investigar após quanto tempo ainda é possível confirmar a presença de sangue em manchas no tecido e parede. As manchas foram produzidas com sangue de galinha, o qual possui valores de referência para hemoglobina próximos ao do sangue humano. Para realizar o procedimento de detecção esfregou-se a ponta de um cotonete, umedecida com soro fisiológico na mancha de sangue e após, adicionou-se 2 gotas de peróxido de hidrogênio 5% e 2 gotas do reagente de Kastler-Meyer. O resultado positivo foi revelado quando a hemoglobina do sangue decompôs o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio nascente, o qual promoveu a forma colorida (vermelha) da fenolftaleína, confirmando assim a presença de sangue na mancha. Concluiu-se que o Reagente de Kastler-Meyer foi capaz de evidenciar a presença de sangue nas oito manchas das duas superfícies. Porém, na superfície com tinta látex – representando a parede – foi mais fácil demonstrar a evidência, resultado da menor absorção do sangue. Devido ao período de tempo destinado ao desenvolvimento do projeto, não foi possível investigar o tempo máximo de ação do reagente na identificação do sangue, pois, para isso os testes deveriam ser realizados até não haver mais evidências do mesmo.
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SISTEMA DE IRRIGAÇÃO
POR GOTEJAMENTO EM JARDIM SENSORIAL E HORTA NA EE ROGÉRIO LÁZARO TOCCHETON
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com maquete
LIMA, Amanda Rios;
BAUCO, Mirella Ferrareti; FREITAS, Kelsen Ferreira
Resumo:
A falta d’água é um problema atual
decorrente de vários fatores, como, má gestão pública, consumo não sustentável,
falta de consciência da população e mudanças climáticas provocadas pelo homem.
A irregularidade das chuvas compromete os mananciais de muitas cidades, e
consequentemente, o custo da conta de água é repassado a população (Hadas; Gal,
2014; Hejazi et al. 2014).
Além do consumo da água no
cotidiano do espaço escolar, limpeza do chão, das mesas e cadeiras, consumo
humano, as áreas verdes precisam de todo cuidado e atenção. Os jardins, em
especial, trazem beleza, lazer, contemplação e se integram as áreas urbanas.
Diferente dos jardins convencionais em um jardim sensorial é possível
experimentar sensações através de todos os órgãos do sentido e entrar em
contato com a natureza em sua maior expressão.
A irrigação é um importante instrumento para a agricultura, elevando a qualidade das plantas e controlando seu desenvolvimento, principalmente em determinadas fases fenológicas: floração, vingamento da flor e granação (PEZZOPANE, 2009). Os sistemas de irrigação mais usados, particularmente pelos agricultores familiares, são: aspersão fixa e localizada (gotejamento e microjet).
A irrigação é um importante instrumento para a agricultura, elevando a qualidade das plantas e controlando seu desenvolvimento, principalmente em determinadas fases fenológicas: floração, vingamento da flor e granação (PEZZOPANE, 2009). Os sistemas de irrigação mais usados, particularmente pelos agricultores familiares, são: aspersão fixa e localizada (gotejamento e microjet).
AR CONDICIONADO
ECOLÓGICO
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com maquete e experimento
VIEIRA , Fabrício
Espírito Santo; LAZARO , Julia Gabrielle Nascimento; FREITAS, Kelsen Ferreira
Resumo:
Com o aumento do aquecimento global
devido ao desmatamento, a poluição e outras ações dos homens, o clima em nosso
planeta está se modificando. No interior de São Paulo algumas regiões estão
ficando mais secas e quentes. A partir de um princípio muito simples e eficaz
de alternância de ar, usando poucos materiais é possível replicar um
ar-condicionado ecológico em nossa cidade e em qualquer lugar do mundo.
APLICATIVO PARA ESTUDO E REVISÃO
DO SARESP E AAPS
Categoria: Master
Tipo de Apresentação:
Banner com maquete
MONTEIRO,
Matheus Silveira; SOARES, Felipe Lira de Carmo; FREITAS, Kelsen Ferreira
Resumo:
Com o desenvolvimento tecnológico
que abrange todo o mundo, os estudos e os simulados para provas se tornam cada
vez mais atraentes aos alunos com aplicativos para os computadores ou
smartfones. Foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo capaz de ajudar
alunos no estudo do SARESP e das AAPs, pois há uma carência de uma plataforma
digital dedicada aos estudantes das escolas públicas.
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CORTINA VERDE:
SOLUÇÃO PARA O CONTROLE DA ILUMINAÇÃO
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com maquete
PERINA , Giulia
Camila; MACEDO, Raissa Alves; ALVES, Mariana de Fátima Mesquita
Resumo:
A cortina verde caracterizada pelo
plantio de plantas e o desenvolvimento da vegetação trepadeira, com o auxílio
do sisal ou arame para auxiliar e segurar a plantio. Objetivando-se minimizar o
calor em sala de aula e diminuir a incidência luminosa, foi proposto esse
trabalho. Espera-se que o ambiente fique mais agradável e atraente aos
frequentadores de nossa escola.
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RÁDIO GALENA: ESTUDO
DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com maquete
SANCHES, Giovanna Zardetto; MAZZO, Manuela Acosta; FREITAS, Kelsen Ferreira
Resumo:
As ondas são pulsos energéticos que
se propagam no espaço transportando energia. As ondas eletromagnéticas podem se
propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, de TV,
celulares, internet, ultrassons, micro-ondas, raios x, etc. O rádio Galena é um
simples receptor de ondas eletromagnéticas, que nos permite captar ondas de
rádio de modulação AM (Amplitude Modulada). O objetivo deste projeto é produzir
um aparelho capaz de captar ondas eletromagnéticas que capta sinal de rádio AM,
utilizando materiais de fácil acesso.
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UE 20 - EE Sylvia de Paula Leite Bauer
TESTANDO A
CAPACIDADE DE LIMPEZA DE PRODUTOS QUÍMICOS ARTESANAIS UTILIZADOS NAS
RESIDÊNCIAS, NO COMBATE AOS MICRORGANISMOS.
Categoria: Júnior
Tipo de Apresentação: Banner
Tipo de Apresentação: Banner
FONSECA, João Pedro Alves; VEIGA, Maria Eduarda de Almeida Gimenez; JIUPATO, Carlos Eduardo
Resumo:
Os microrganismos estão presentes em todos os lugares, inclusive no ar que respiramos e principalmente em nossas residências. Sabendo disso, resolvemos estudar um pouco mais o assunto. Para isso, utilizamos alguns materiais para fazer um experimento com gelatina e cenoura e dessa forma cultivarmos os fungos e bactérias que habitam nossa casa. Utilizando meios de cultura caseiros, feitos à base de gelatina e cenoura, cultivamos os microrganismos. As amostras foram coletadas sem o uso de desinfetantes e após o uso de desinfetantes artesanais e comerciais. Após alguns dias pudemos observar o crescimento desses microrganismos.
UE 21 - EE Vitório Togni Capitão |
NEUROCIÊNCIA: A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação: Banner com experimento
Resumo:
PONTES, Maria Luiza Vieira; OLIVEIRA, Sophia Eufrazio de; AMORIM, Poliane Silva.
A Síndrome de Guillain-Barré está
relacionada a desmilienização dos nervos que causa formigamento e fraqueza
muscular, podendo ocasionar a perca da sensibilidade, problemas respiratórios,
gastrointestinais e até mesmo a morte. Ela foi descoberta em 1859 por um médico
francês, mas somente em 1916 três neurocientistas a revelaram como uma
anomalia. O desenvolvimento desse projeto se deve a necessidade de
conscientizar a população sobre essa enfermidade que somente as pessoas em meio
acadêmico tem conhecimento. E como diagnosticar essa doença? Como saber que é
preciso procurar um médico ou esperar aquele simples incomodo passar? A
metodologia foi realizada por meio de uma pesquisa de campo em uma cidade do
interior de São Paulo. A SGB (Síndrome de Guillain-Barré) é atualmente a maior
causadora de paralisia flácida, as pesquisas ainda são escassas e normalmente
não tem resultados tão específicos para que haja o interesse pela precaução da
enfermidade, sendo que o surgimento da mesma pode resultar também no aparecimento
de outras doenças imunológicas, o que aumenta os riscos de transmissões por
infecções virais e pelo Zika vírus.
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ÁLCOOL E SEUS DANOS
NA VIDA ADOLESCENTE
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
OLIVEIRA, Bianca de Lima ;
MALVEZI, Matheus Bertolani ; AMORIM, Poliane Silva.
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi
conscientizar os jovens, mostrando os malefícios do álcool, afim de que eles
não façam o consumo precocemente e desenfreadamente. A metodologia utilizada
foi a quantitativa exploratória, usando um questionário com seis perguntas,
sendo eles não obrigatórias a resposta e identificação, somente forneceria a
idade. Os resultados obtidos, foram que a partir dos 15 anos até os 18 anos o
consumo é maior e entre 12 e 13 anos, isso além de demonstrar que o primeiro
contato com a bebida, ocorre com a família, amigos ou lugares que não pedem o
Registro Geral (RG), facilitando o consumo. Conclui-se que com estre trabalho
pode-se alertar a comunidade, sobre o álcool e todos os seus riscos e
malefícios, para que prestem mais atenção nos seus jovens e tomem mais cuidado
com os mesmos.
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ECO ALFABETIZAÇÃO: A
BASE DE UMA SOCIEDADE EMINENTE
Categoria: Júnior
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
SUZUKI, Julia Yuki
Dias; CELESTINO, Maria Vitória Fermino; AMORIM, Poliane Silva.
Resumo:
O projeto consiste em apresentar
para a sociedade métodos e um cotidiano em geral, mais sustentável. A
ecoalfabetização visa compreender de uma maneira mais simples as sociedades
ecológicas, ou seja, o “abc “ da natureza, fazendo com que os jovens de hoje
componham futuramente uma sociedade eminente, através de pensamentos ecológicos
e consequentemente acompanhados de atitudes sustentáveis. A metodologia
utilizada foi a qualitativa exploratória sendo realizada em uma escola
estadual, com abordagem de quatro temas chave para a melhor exploração do
projeto sendo eles: ecoalfabetização, sustentabilidade, reciclagem/reutilização
e consumismo. Com isso todos puderam compreender a importância de ter
pensamentos e atitudes sócio/ambientais.
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ANÁLISE DA QUALIDADE
MICROBIOLÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Categoria: Máster
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
BERION,
Fernanda Aparecida Mota; LINS, Samira de Oliveira; AMORIM, Poliane Silva.
Resumo:
Com o intuito de amenizar a
poluição hídrica e monitorar a qualidade da água que bebemos no cotidiano
escolar e na sociedade que nos rodeia, este trabalho traz uma análise
microbiológica da água em uma escola pública com o controle de fosfato, pH,
coliformes fecais, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio
dissolvido, nitrato e outros parâmetros que analisa-se através da observação.
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BOBINA DE TESLA
Categoria: Sênior
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
NASCIMENTO, Gabriel; ROSA, João Victor M.; SBRISSA, Alexandre
Resumo:
A bobina de tesla é um
transformador ressonante criado por Nikola Tesla, por volta de 1890. É
basicamente um transformador que possui um núcleo de ar, com um capacitor
primário carregado a uma tensão de 5-30 kV, que é descarregado sobre a bobina
primária através de um centelhador. É constituída por uma bobina primária, que
possui poucas espiras de fio grosso de 1-20, pode ter a forma cilíndrica, plana
ou cônica e fica anexada próximo à bobina secundária. O circuito é formado por
uma bobina secundária cilíndrica com aproximadamente mil espiras, montada
centrada sobre a bobina primária, que ressona com sua própria capacitância
distribuída e com a capacitância de um terminal montado no topo da bobina. A
base da bobina secundária é ligada à terra, ou a um condutor com grande
capacitância distribuída, que serve como "contrapeso". A alta tensão
em alta frequência no secundário pode gerar um campo elétrico alto o suficiente
para ionizar o ar (30 kV/cm), e uma vez que a ionização se inicie, ela se
propaga na forma de faíscas elétricas (se existir algum condutor próximo) ou
corona.
A alta tensão em alta frequência no
secundário pode gerar um campo elétrico alto o suficiente para ionizar o ar (30
kV/cm), e uma vez que a ionização se inicie, ela se propaga na forma de faíscas
elétricas (se existir algum condutor próximo) ou corona.
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ROBO ZICA
Categoria: Sênior
Tipo de Apresentação:
Banner com experimento
SOARES;
Gabriel Augusto; NOGUEIRA, Victor Fernando dos Santos; MATEAZZO, Alexandre
Sbrissa
Resumo:
Este protótipo tem como finalidade
inovar e abrir leques para o mercado de trabalho, garantindo segurança e
infraestrutura tecnológica. O projeto de início teve certa dificuldade em poder
elaborar e conseguir materiais, porém com o esforço do grupo, conseguimos
investidores que apoiaram o projeto com materiais e verba. Para iniciar o
projeto tivemos duvidas em o que comprar e como executar o projeto, porem nosso
tutor nos orientou de forma adequada para que o projeto fosse desenvolvido. O
trabalho por si só, tem como papel fundamental diminuir acidentes, em uma
pesquisa breve na internet podemos notar que há diversos exemplos de acidentes,
são eles;
Fumar ou falar ao telefone durante
a operação do maquinário
- Fumar ou falar ao telefone
durante o manuseio da escavadeira é um dos piores erros que um operador pode
cometer. Esse tipo de atitude pode causar distrações e, consequentemente, gerar
graves acidentes durante a operação em sua obra.
Manter o equipamento próximo à rede
de linhas elétricas
- Desse modo, torna-se necessário
inspecionar o local da operação para verificar se não existe rede de linhas
elétricas próximo ao equipamento. Caso exista, solicite o desligamento da rede
elétrica.
A maioria das vezes esses acidentes podem ser evitados retirando o
operador de dentro da máquina, que no caso em si é nosso projeto, o operador
ficara fora da máquina a operando, diminuindo acidentes e até mortes.
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ISSN: 2594-7532.
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